Arts&Crafts

... aquilo que me vai pelo pensamento ...

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Email a amigos....

Email de 09.02.2007 - Inharime, Moçambique


« Olá a todos,

Peço desculpa por não escrever mas na verdade azar e sorte a linha telefónica da Casa está com problemas, e em África tudo é sempre com muito "tá..lento", por isso sorte que o tempo que não passei a escrever passei com as meninas, as flores da Casa.

Pois bem, não falta muito e tenho muitas saudades... esperaria que fossem saudades de tudo por aí, mas afinal são já as saudades destas 24 meninas, do seu cheiro, da sua música, dos seus estrondosos risos, do roubar dos meus beijos... Indiscritível dar as boas noites a todas, tentando que cada beijo tenho um tempo, um som, um toque diferente, porque todas se querem sentir especiais.... dão-me tanto que nem sei como agradecer.

No início foi o descarregar dos contentores vindos de Portugal.. trabalho árduo, mas gratificante porque aqui de tudo precisam, hoje sei e asseguro a todos, precisam de tudo como eu nunca tinha observado em nenhum outro campo do mundo (talvez porque visito como turista países que tentam esconder a sua pobreza...).

Depois instalou-se-me a calma moçambicana no meu corpo e fui sendo molenga quanto às tarefas mais pesadas, e aqui temos de ajudar no que o povo não consegue, e assim não lhes tiramos trabalho, que tanto precisam (o maior problema desta zona é que não há trabalho além do campo... e esse é ingrato porque oscila rápida e frequentemente das forças das chuvas, à grande seca).

Até a falar tiram palavras das frases, simplificam...:) (exemplo: "Já lavas-te os dentes?" pergunto "Ainda!" respondem.... o não fica esquecido.

A vida corre lentamente, os dias são longos, acordar espontâneo pelas 6horas, hora a que as meninas partem já para a sua caminhada de 40 minutos para a escola, e passo o dia entre o computador, desenvolvi uma base de dados dos afilhados e padrinhos das meninas e meninos em dificuldades do distrito... "está bo..nita!" como dizem as gentes, e as meninas que ainda não vão à escola, 2 delas são a minha paixão, que escondo porque aqui não há lugar a distinções, a vida já as distinguiu de mais, com pais falecidos, mães com HIV, prostitutas, pais com 5 mulheres, e estas meninas não são os casos mais difíceis.... a mulher em Moçambique do Interior é desprezada, é usada e depois com a barriga já a crescer são abandonadas, ou sujeitam-se a viver com maridos com 5 mulheres....Durante a tarde chegam da escola e aí estamos entre o brincar e o estudar... na 4 classe muitas não sabem escrever um ditado.. não falo em erros, falo em não saber se quer escrever....

Mas também depois de 40 minutos a pé, e estas meninas ainda são das sortudas que levam bolachas para matar o bicho (comer), juntam-se em classes de 60 crianças em palhotas sem janelas no chão, a escreverem nas pernas...assim ninguém aprende nada na escola, passam o tempo apenas!

Ao final do dia surge o Terço, respeito e sou respeitada nas minhas convicções e por isso vou tomar uma cervejinha com o João, meu companheiro nestas aventuras.

Depois delas jantarem, opto quase sempre por não jantar, e estão os adultos a jantar, estou eu na terra, no baloiço, nas cantorias, nos jogos com elas. A Lua e o forte céu estrelado são a nossa luz e são momentos que jamais esquecerei... e quando o sono já começa a apertar enrolam-se no meu colo a pedir carinho com os olhos... e derreto no meio delas de tanto beijo que lhes roubo.

É tudo um sonho,... pensei deixar algo mais, mas sinto-me limitada.. e estou a dar aquilo que me sinto melhor a fazer, carinhos e tempo a estas meninas. A Irmã Lucília diz-me que não tem preço por isso não lhe conseguido dar valor.... já tenho saudades de cada uma das minhas princesas.. principalmente do riso estrondoso ou tímido e das caras e deslizarem nas minhas mãos quando lhes passo a mão na pele macia das carinhas delas...

Gostava que os meus filhos um dia sentissem esta felicidade! Afinal mesmo na pobreza pode-se ser bem mais feliz que na riqueza!

Se gostam de crianças então qualquer um de vocês iria sentir que aqui é o paraíso... são educadíssimas, meigas, dóceis, carentes de miminhos, verdadeiras, sem espírito de maldade... e falo do povo moçambicano, não apenas das 24 florzinhas da Casa.

O Miguel Sousa Tavares disse "ninguém devia morrer sem ir ao deserto.." ....NINGUÉM DEVIA MORRER SEM VIVER UM DIA DE VOLUNTARIADO COM AS CRIANÇAS EM MOÇAMBIQUE !


A vida é bela e um grande beijão para todos!


Ps: na próxima 4f já acompanhados pelo Miguel seguiremos durante 1 semana e m

eia para explorar a costa norte, daqui de Inhambane até à Beira, e

domingo dia 25 despeço-me desta terra destas gentes com muitas saudades e com a certeza que será um até já!!!! »



A VIDA É BELA!!

2 comentários:

Anónimo disse...

WELCOME TROUBLE !!
Este email vai ficar sempre na minha mente!!
E as fotos que cores !! E a gente que linda !!!
quero mts novidades , historias fantasticas desta aventura!!!
beijinhos e até sexta !!

CARMO disse...

O teu texto é carregado de emoções... estou curioso para conhecer essas histórias contadas pessoalmente.